sexta-feira, 28 de maio de 2010

Outras obras

01. Chapelle Notre-Dame-du-Haut
A Capela Notre-Dame-du-Haut foi construída sobre a colina de Bourlémont em Ronchamp em Haute-Saône, pelo arquiteto franco-suiço Le Corbusier. Iniciada em 1950 , foi concluída em 1955. A capela foi consagrada em 25 de junho de 1955 pelo arcebispo de Besançon.
A capela possui paredes grossas e curvilíneas, que apoiam a cobertura em concreto de formato escultural. Nestas paredes pequenas vãos permitem o acesso da luz, em janelas irregulares e vindas das três torres claras. A luz é naturalmente controlada, realça o interior sem ofuscar o usuário.
Le Corbusier projetou ainda dois outros edifícios religiosos: O convento Sainte-Marie-de-la-Tourette, de 1957 à 1959, e a igreja de Saint-Pierre de Firminy.



02. Unité d'Habitation
As Unités d'Habitation são grandes edifícios modulares, originados de um programa de reconstrução do governo francês. A primeira unidade implantada, e a mais famosa delas, foi a da cidade de Marselha, elaborado entre 1947 e 1953. O projeto também ficou conhecido pelo termo Cité radieuse (cidade radiosa), visto que procurava recuperar em um edifício monumental a dinâmica da vida urbana.
O termo significa literalmente unidade de habitação, mas o projeto é reconhecido internacionalmente pelo termo em francês. O conceito de unidade de habitação foi adaptado posteriormente em diversos outros projetos de caráter modernista por arquitetos em todo o mundo. Por esse motivo, o projeto original costuma ser referido pelo nome original.
Foram construídas quatro unidades na França. Devido à fama internacional que o projeto obteve, o governo alemão solicitou um projeto em Berlim. Os cinco projetos, cronologicamente, são os seguintes:


1947 em Marseille, Boulevard Michelet, 280;
1955 em Nantes, rue Théodore Brosseaud, 44;
1958 em Berlim, Flatowallee 16;
1963 em Briey en Forêt, Meurthe-et-Moselle;
1965 em Firminy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário