quarta-feira, 12 de maio de 2010

Os cinco pontos da nova arquitetura

Le Corbusier contribuiu para a formulação de uma nova linguagem arquitetônica para o século XX, sendo no projeto da "Villa Savoye" que se encontram esses cinco pontos.

Pilotis
Com seu uso passou a liberar o edifício do solo e tornar público o uso deste espaço antes ocupado, permitindo inclusive a circulação de automóveis.

Terraço-jardim
Com o avanço técnico do concreto-armado, passou a ser possível aproveitar a última laje da edificação como espaço de lazer. Em contraposição aos telhados inclinados das construções tradicionais.

Planta livre da estrutura
O uso de sistemas viga-pilar em grelhas ortogonais gera uma flexibilidade necessária para a melhor definição espacial interna possível.

Fachada livre
Consequência da planta livre. Os pilares devem ser projetados internamente às construções, criando recuos nas lajes de forma a tornar o projeto das aberturas o mais flexível. Deveriam ser abolidos quaisquer resquícios de ornamentação.

Janela em fita
Se trata de aberturas longilíneas que cortam toda a extensão do edifício, permitindo iluminação mais uniforme e vistas panorâmicas do exterior.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Le_Corbusier

Nenhum comentário:

Postar um comentário